WordPress e SEO: Por que eles combinam?

O WordPress é hoje um dos mais conhecidos e usados CMS(Content Manager System) no mundo, muitas e muitas empresas estão tirando vatagem dele, pois é uma ferramenta Open Source (código aberto), flexível, estável e leve. Por ser open source, há uma comunidade gigante trabalhando nele, desenvolvendo plugin (funcionalidades), temas (design) e melhorando o sistema a cada versão.

O CMS não apenas serve para blogs, mas também vem sido utilizada para portais e sites institucionais, sites de conteúdos e redes sociais.

Alguns dados sobre o uso do WordPress pelo Mundo

• 14.7% de sites no top milhão
  • usado por 22 a cada 100 novos domínio criados (EUA)

Enfim, estes são dados de 2011 e foram os últimos divulgados, vocês podem conferi-los aqui no blog do próprio wordpress.

Outros números que impressionam sobre o WordPress é o uso por diversas empresas, instituições, músicos, e milhares de novas empresas que ainda se destacarão pelo mundo.

Cases de WordPress

●     The Yahoo! Yodel: Official Yahoo! Blog
●     Snoop Dog
●     CNN
●     BBC America
●     Lollapalooza

Veja a lista completa de cases wordpress

WordPress e o SEO

Com tantos recursos em mãos, o WordPress é a escolha certa para sua plataforma de site. E o melhor, com ele você pode preparar a casa, o alicerce para ter um bom desempenho no sites de buscas, ou seja, é ideal para um trabalho consistente de SEO.

Pela sua flexibilidade de configuração e uso de plugins que podem ser instalados, você consegue tirar o máximo de performance de seu site, melhorando a indexação.

Alguns plugins já são referência no mercado, e o melhor, eles são gratuítos, sem custo algum para o seu site. Claro há plugins pagos, mas com os que já existem  Free você não terá problemas de otimizar seu site.

Plugins Essenciais para uso do WordPress e SEO

Askimet

Este plugin já é nativo do sistema (vem junto com a instalação) e é muito importante para o combate aos comentários de SPAM. Entende-se por Spam comentários feitos por robôs, ou automatizados, onde a pessoa compra um sistema e define quais palavras-chave ela usa nos comentários. Após isso, o mesmo comentário vai para milhares de blogs que usam wordpress, mas com o Askimet configurado, automaticamente muitos destes comentários vão para caixa de SPAM.

Wp Smush.It

Smush.It

Plugin recomendado para sites e blogs que utilizam muitas imagens (quem não as utiliza hoje em dia?). O Smush.it simplesmente comprime suas imagens, diminuindo o tamanho delas e por consequência diminui o peso na requisição do servidor, deixando seu site mais leva e rápido, o que hoje é um fatore de relvância para os mecanismos de buscas.

Wp Super Cache

Este plugin tem por objetivo fazer suas páginas dinâmicas virarem páginas estáticas, o que dá maior velocidade de carregamento, importantíssimo para os motores de buscas, pois os mesmo levam em conta a velocidade na qual são carregadas as páginas.

WordPress SEO by Yoast

Wordpress SEO by Yoast

Este plugin é extremamente importante e essencial para sites e blogs desenvolvidos em plataforma WordPress. Com ele você consegue configurar diversas processos interessantes para otimizar seu site. Algumas das funções primordiais é habilitar o campo de meta tags nas página de postagens de posts e páginas. Além disso ele facilita integração com webmaster tool, sitemap, rss e etc…

Com estes quatro plugins você já terá uma vantagem competitiva na web, poucos são os sites e blogs que entendem as reais necessidades para os mecanismos de buscas, esses plugins são portanto uma ótima escolha para melhorar a performance ao seu site.

Autor: Marcelo Scherer – Professor Escola do Marketing Digital. Curso SEO para WordPress.