Veja o que são algoritmos e como usá-los em seu marketing digital

O mundo virtual é enorme, repleto de caminhos e possibilidades, assim como o físico. Enquanto navegamos na internet, podemos receber informações de lugares diversos, em questão de segundos. A pergunta é: com tanta informação, como acabamos vendo sempre aquilo que é de nosso interesse? Exatamente, por causa dos algoritmos

Por este motivo é que os algoritmos são tão importantes para o marketing digital. Afinal, eles podem auxiliar na promoção ou esquecimento de uma marca. Então, se você quer entender o que são algoritmos e como utilizá-los de maneira eficaz em estratégias de marketing, continue a leitura!

Entender o funcionamento dos algoritmos é essencial para o marketing digital
Entender o funcionamento dos algoritmos é essencial para o marketing digital | Foto: Unsplash/AltumCode

O que são e como funcionam os algoritmos?

Os algoritmos são responsáveis por decidir os conteúdos mais relevantes para cada pessoa. Isso em toda a internet. Tanto em motores de busca como Google, Bing e Yahoo, quanto nas mídias sociais, onde usuários compartilham milhares de conteúdos diariamente.

Algoritmos existem há séculos na matemática, já eram usados muito antes da criação do computador. Mas, a responsável por incorporá-los na programação foi Barbara Liskov, doutora em Ciência da Computação pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Hoje eles funcionam como formas de direcionar melhor os conteúdos que os internautas recebem. Quando você pesquisa algo no Google, os algoritmos são responsáveis por determinar os resultados que aparecem nas primeiras posições. Tudo isso pensando em quais conteúdos são mais relevantes para você, de acordo com sua busca.

Ou seja, os algoritmos formam um conjunto de dados e regras que direcionam as diversas informações da internet para os usuários mais suscetíveis a recebê-las. Com as redes sociais as únicas mudanças são nas regras, já que cada uma possui seu próprio algoritmo, que funciona de acordo com suas particularidades.

Mídias como o Instagram e Facebook trabalham para que o usuário passe o maior tempo possível olhando para as telas. Por isso, determinam a sequência das postagens por meio de algoritmos. Assim, podem mostrar exatamente aquilo que o indivíduo quer ver.

Qual a forma mais eficaz de usar algoritmos em suas estratégias de marketing?

A função principal dos algoritmos é direcionar conteúdos corretamente, a fim de que os usuários de motores de busca e redes sociais tenham a melhor experiência. Existem diversas formas de aproveitar disso no marketing digital.

Inclusive, na hora de escolher as melhores redes sociais para sua estratégia, bem como aprimorar a produção de conteúdo para as mídias, visando alcançar mais pessoas e impactá-las com sucesso. Google, Bing, Yahoo, Facebook, Instagram ou Twitter, cada um funciona segundo seus próprios critérios.

Os algoritmos dos motores de busca não são os mesmos, assim como se diferem dos utilizados pelas redes sociais. Pensando nisso, listamos aqui cinco locais na internet importantes para sua estratégia de marketing digital e explicamos como funciona o algoritmo de cada um deles. Confira!

Google

O desafio do Google é fornecer a melhor experiência ao usuário. Por isso, utiliza diversos critérios para definir quais páginas aparecerão primeiro nos resultados de pesquisa.

Uso correto de palavras-chave, links externos de qualidade e tempo de carregamento da página são algumas coisas que o algoritmo do motor de busca leva em consideração. Inclusive, é nisso que se baseiam as técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

No início, o Instagram mostrava as postagens dos usuários cronologicamente. Mas, a partir de 2016, os algoritmos começaram a funcionar na rede. Outras coisas passaram a influenciar na entrega do conteúdo, como: a hora que foi postado, engajamento (principalmente nos primeiros minutos) e a relação que as pessoas têm com o perfil. Assim, a rede percebe se seu conteúdo foi bem aceito ou não. Isso também funciona para os stories.

O Facebook foi a primeira rede social a trabalhar com algoritmos. A rede possui milhares de critérios para definir se uma postagem é, ou não, condizente com os gostos do usuário. Algumas coisas que você pode fazer para alcançar mais pessoas são: incentivar o engajamento dos seguidores, pedir que marquem a opção “ver primeiro” para sua página e construir relações sinceras com seu público.

Um pouco diferente das redes sociais anteriores, o Twitter ainda utiliza o fator cronológico para determinar o feed. Isso se deve muito à função da rede, que é a de informar com os acontecimentos mais recentes.

Entretanto, hoje também é possível visualizar tweets ranqueados, que são classificados de acordo com o perfil do usuário e os mais antigos, pela função “caso você tenha perdido”, que mostra os tweets que a pessoa poderia ter gostado, mas não viu.

Por mais diferente que seja das outras redes sociais, é possível utilizar o algoritmo do Twitter ao seu favor. Manter-se sempre atualizado, responder menções de usuários, entender o melhor horário para postar e fazer bom uso das hashtags são algumas das estratégias. Também, as threads são uma peça-chave da rede social, que podem ser muito úteis para seu marketing.

Uso de algoritmos no marketing digital

Como pode ver, entender o que é marketing digital é imprescindível para trabalhar com as redes sociais e gerar maior engajamento a partir de estratégias de marketing.

Portanto, entender o funcionamento dos algoritmos em cada contexto é essencial para que suas estratégias de marketing obtenham êxito. Também, é preciso atentar-se para as atualizações, tendo em vista que Google, Facebook, Instagram, Twitter e outros, estão sempre alterando a forma como direcionam os conteúdos, visando atender aos desejos dos usuários e entretê-los por mais tempo.