TOP 5 profissões em alta para 2021

A pandemia do coronavírus trouxe muitas mudanças para pessoas que não estavam nada habituadas com o distanciamento social e com as medidas preventivas. Contudo, graças às adaptações realizadas nesse período, surgiram novas demandas de profissionais. Assim, para entender quais são as profissões em alta para 2021, é necessário compreender o panorama deste novo ano: Confira as profissões em alta e as tendências para 2021.

Áreas relacionadas à tecnologia estão em alta em 2021 | Foto: Unsplash

Com muitas sequelas do ano passado, 2021 parece um ano com mais esperança e vontade de fazer diferente. Em relação aos empregos, o trabalho em casa já pode ser considerado a rotina de muita gente: o home office exige que o profissional apresente comportamentos mais responsáveis e uma maior disciplina. Em contrapartida, o número de desempregados também é alto.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, do IBGE, mais de 14 milhões de brasileiros estão desempregados no 3° trimestre de 2020. Ou seja, pessoas com mais de 14 anos que não estão trabalhando, mas podem e tentam encontrar trabalho. Esses números ainda são preocupantes, pois mostram que a população brasileira está em busca de trabalho e, muitas vezes, não encontra.

Profissões em alta para 2021

Apesar do cenário negativo, as mudanças causadas pela pandemia trouxeram outras perspectivas profissionais, principalmente empreendedoras, e os empregos voltam-se cada vez mais para a área de tecnologia.Confira abaixo as profissões em alta para 2021 referentes às pesquisas do LinkedIn, ao guia salarial da empresa de recrutamento Robert Half e ao site Vagas.

1. Cientista e engenheiro de dados

A Tecnologia da Informação abrange muitas profissões e, com a instauração do home office, a área torna-se cada vez mais necessária. Assim, profissões como cientistas e engenheiros de dados destaques no mundo de TI e têm um futuro garantido pela tendência tecnológica que pode ser presenciada. A função de um cientista de dados é recolher, organizar e analisar dados de alta complexidade. Já o engenheiro de dados é responsável pela transformação de dados brutos para dados que os cientistas dessa área consigam compreender, fazer a devida interpretação e determinar sua usabilidade.

2. Desenvolvedor de softwares, aplicativos e sistemas

Essa profissão é de grande valia para uma empresa, pois o desenvolvedor vai auxiliar em grande parte dos processos de organização, como a questão administrativa, comercial e financeira, desenvolvendo um software, aplicativo ou um sistema. Assim, a sua função está em facilitar as etapas e processos da corporação com soluções tecnológicas, rápidas e eficientes, para que o trabalho manual possa ser automatizado e otimizado.

3. Gestor de mídias sociais

Com a ascensão das redes sociais e cada vez mais pessoas voltando-se às telas do computador e do celular, o gestor de mídias sociais torna-se muito importante para a área de vendas e de marketing digital. A profissão tem um futuro promissor e já pode ser considerada como uma necessidade. Afinal, estar presente em um ambiente digital é quase uma obrigatoriedade se você deseja sucesso com a sua empresa.  A função do gestor de mídias sociais é planejar e refletir sobre conteúdos que serão postados, além de mensurar os dados de audiência e resultados das ações realizadas nessas plataformas.

4. CFO (Chief Finance Officer)

Também conhecido como um diretor financeiro, o CFO é importante pois entende e supervisiona atividades e operações financeiras em uma empresa. Sua função é de grande valor para o campo empresarial, principalmente para a parte estratégica da firma.

5. Marketing de performance

O profissional de marketing de performance encontra-se cada vez mais requisitado pelas empresas por suas funções, são elas: análise de dados, uso do Analytics e gestão das mídias digitais para 2021. A função do marketing de performance é baseada no planejamento, na elaboração de estratégias e análises de resultados de campanhas on-line, além de um conhecimento em ferramentas que possam fornecer os dados anteriormente citados.

Aprenda com a Escola do Marketing Digital

Mesmo sabendo quais são as profissões em alta para 2021, é necessário aprender mais sobre essas áreas e explorar as tendências de 2021. Logo, mesmo com o TOP 5 de profissões em alta, é necessário ter em mente que esses promissores campos de atuação são cada vez mais valorizados, mas exigem alguma especialização de qualidade. Nesse sentido, a solução pode estar nos cursos oferecidos pela Escola do Marketing Digital, referência no âmbito e voltada para a atuação no mercado. Acesse o site para mais informações!

Referências:
IBGE Explica – Desemprego