Tendências para o marketing digital em 2021

O marketing digital é uma ferramenta essencial para as empresas. Por meio dele as marcas conseguem, além de vender um produto, criar laços e melhorar a experiência do cliente. Essas estratégias são constantemente aprimoradas para encaixar melhor nos diferentes contextos sociais e nas tendências 2021.

Adaptações foram necessárias para melhorar o marketing de 2021
Adaptações foram necessárias para melhorar o marketing de 2021 | Foto: Unsplash

Tendências marketing digital 2021

A pandemia trouxe mudanças na maneira de fazer compras que, na maior parte das vezes, passou a ser feita de modo online e sem contato com o produto físico. Com isso, o marketing digital teve de sofrer modificações para se adequar a essa nova fase vivida pela sociedade.

Para esse novo ano o marketing se reinventou e buscou novas formas de estar presente no cotidiano das pessoas. Para você ficar por dentro das tendências 2021, trouxemos quais são elas:

Criação de conteúdos interativos

Apesar de já ser algo conhecido no meio do marketing, os conteúdos interativos estão em alta para esse ano. Por conta da pandemia do coronavírus, que deixou todos isolados em casa, atualmente as pessoas estão em busca de mais interatividade. Usar isso para o marketing pode ser uma ótima maneira de conectar sua empresa com os consumidores.

TikTok e Reels

Nesse tempo de isolamento social as pessoas recorreram às redes sociais para passar o tempo. Os mecanismos que mais divertiram o público foram o TikTok e os Reels, que consistem em vídeos de curta direção. Por ter um bom apelo visual, esse mecanismo é uma tendência no marketing digital em 2021.

Marcas humanizadas e conscientes

As marcas cada vez mais demonstram se preocupar com temas sociais que estão em alta, como machismo, homofobia, racismo, pandemia, entre outros. Para esse ano, as marcas que se posicionarem sobre assuntos sociais sairão na frente de seus concorrentes, pois dessa maneira as pessoas se identificam com sua empresa e são mais propícias a comprar da mesma.

Compras nas redes sociais

Com a chegada dos catálogos de compras no Instagram, Facebook e até mesmo Pinterest, as compras começarão a ser realizadas por meio das redes sociais, sem a necessidade de um site. Com isso, é importante investir em um bom perfil na internet para chamar a atenção das pessoas para seus produtos.

Lives

Durante a pandemia, diversos artistas realizaram lives nas redes sociais. Inclusive, muitas foram patrocinadas por diferentes marcas. Como a era de shows e apresentações ao vivo ainda parece distante, esse tipo de entretenimento deve continuar em alta e são um ótimo meio para divulgar sua empresa.

Comandos por voz

Aparelhos que realizam comandos por meio de voz são uma experiência que vem crescendo. Com o aparecimento de dispositivos como Alexa, da Amazon, e Google Home, as pessoas vêm se acostumando e gostando cada vez de aderir a essa praticidade.

Integração das mídias sociais

Estar conectado em apenas uma rede social não será suficiente para se destacar em 2021. Para esse ano será necessário estar nas diversas plataformas e, inclusive, produzir conteúdos complementares entre elas, como começar um assunto no TikTok e abordá-lo de maneira mais aprofundada no Instagram. Dessa maneira, você consegue atingir os diferentes públicos presentes nas mídias sociais.

Conhecimento sobre marketing digital

Além de ficar por dentro das novas tendências, é importante ter um conhecimento geral de marketing digital e suas ferramentas. Investir em cursos pode ser uma ótima maneira de fazer sua empresa se destacar nesse mundo da internet.

A Escola do Marketing oferece diversas aulas e cursos para aqueles que querem se aprofundar nesse ramo. Eles oferecem conhecimentos para os iniciantes no assunto, mas também para quem está mais familiarizado com o tema.

Ao contratar um de seus cursos, você descobrirá como criar laços por meio dos seus produtos, fazer anúncios que realmente ajudam nas vendas, aumentar sua influência digital, produzir uma boa página de vendas, entre outros assuntos que irão render bons frutos para o seu negócio.

O marketing digital já é realidade e, cada vez mais, se torna essencial para um bom desempenho da sua empresa no mercado. Se você não quer ficar para trás, fique atento às tendências 2021 e invista em cursos especializados, assim você estará pronto para as novas possibilidades. Clique aqui e confira as opções disponíveis na Escola do Marketing!