Quais são as novas tendências no design de logotipo em 2022?

Um novo ano é uma oportunidade para os designers explorarem novos horizontes e criarem designs deslumbrantes. Muitas vezes, as criações resultam em tendências que contagiam a comunidade do design e estimulam ondas de melhorias e inovações em termos de técnicas, usos e estilos, entre outros aspectos. Essas tendências, por sua vez, podem ser observadas no design de um criador de logo, que as utiliza como dados para implementar as ferramentas necessárias para que os designers se mantenham atualizados com as necessidades do mercado. Dessa forma, ambos os lados o designer e a plataforma mantêm uma vantagem competitiva para o novo ano.

No ano passado, as principais tendências eram projetos que abordavam a espessura da linha, por exemplo. Em 2022, porém, há novas perspectivas que definirão a estética nos próximos dois meses.

A seguir, algumas tendências a serem observadas.

Esboços e rabiscos

Em 2022, formas de arte como esboços e rabiscos estão protagonizando um retorno ao mundo do design gráfico, portanto, sua aparição nos projetos de design de logotipos não deve ser uma surpresa. Embora se discuta que o desenho em forma livre possa estar ultrapassado, desenhos mais recentes mostram que seu uso não se esgotou. No centro desse renascimento, está o fato de que mais marcas querem se ver através dos olhos dos designers. E, ao que parece, nada melhor do personagens rabiscados e esboços rápidos para responder a esse anseio.

Logotipos altos

Embora grande parte das tendências de design este ano reforce as tendências observadas dois a cinco anos atrás, logotipos altos surgem como um tipo de design destacado e inusitado um flash de criatividade. Com caracteres verticais e estreitos, eles são um contraponto ao relevo dos quadrados, círculos e desenhos horizontais que ficaram desgastados com o uso excessivo.A estética dos logotipos altos é mais adequada para marcas relacionadas a moda, estúdios criativos, boutiques e empresas que buscam uma vantagem criativa. Um exemplo é o icônico monograma da marca Yves Saint Laurant, com três letras entrelaçadas.

A nova estrutura de design impulsiona os designers a repensar as ideias de logotipos e abordar os elementos de seus grafismos e fontes a partir de perspectivas mais recentes. Há muitas áreas a serem experimentadas, como a espessura da linha, por exemplo. Mas, nesse design, a mensagem da marca – um dos pilares do chamado branding – é priorizada acima de tudo, portanto, trata-se de um estilo mais simplista.

Preto e branco

O minimalismo continua a ser uma grande tendência no mundo do design em 2022, com um ressurgimento também dos logotipos em preto e branco. E por boas razões. Embora possa parecer tolice considerar como tendência um desenho que consiste em uma paleta de apenas duas cores, essa é uma proposta forte. Os logotipos em preto e branco são um clássico elegante que nunca envelhece, resistindo ao tempo e às mudanças de estilo. Isso explica por que tantas marcas vêm se interessando por logotipos em preto e branco.

O que coloca os logotipos em preto e branco em uma categoria diferenciada é sua flexibilidade estilística única, qualidade que também os torna relevantes mesmo na nova era do design, marcada por uma enorme gama de cores e estilos. Logotipos em preto e branco assumem facilmente a estética de uma marca e podem ser usados para se experimentar com diferentes recursos, como geometria, elementos decorativos e fontes.

Minimalismo e simbolismo em contraposição ao realismo

Mais tendências de design de logotipos estão incorporando a simplicidade em 2022, e o estilo minimalista é uma das principais apostas na criação da identidade visual de uma marca. Existem muitas marcas cujos logotipos são verdadeiras obras de arte, valorizadas com elementos simbólicos, como criaturas, florais, brasões, animais, objetos míticos etc. Esses personagens não apenas mostram a maestria do criador do logotipo, como também revelam uma atenção impressionante aos detalhes.

Apesar de serem bonitos e atraentes, esses logotipos não são perfeitos em todos os sentidos. Na verdade, perdem para logotipos mais simples e minimalistas porque seu design não oferece tanta praticidade de uso. Em outras palavras, logotipos realistas são mais difíceis de serem espremidos em espaços compactos, como cartões de visita ou telas menores. É aí que brilham as alternativas minimalistas e simplificadas.

As versões reinventadas não apenas poupam o esforço e o tempo dos projetistas, como também são muito responsivas. Ou seja, um logotipo pode ser criado e reproduzido em diferentes formas e tamanhos sem perder sua qualidade. O principal argumento a favor da tendência de minimalismo e simbolismo aponta mais a conveniência do que a estética visual.

O McBling

O McBling é um design que remete às características estilísticas exageradas dos anos 2000, especialmente entre 2003 e 2008. Essa tendência de design de logotipo é uma mistura de elementos que contrasta os altos e baixos do período em que se inspira, incluindo o culto a celebridades, o gesto cultural da cor rosa, fontes góticas, e diamantes.

Como estamos na terceira década do século XXI, criativos e designers estão se voltando ao passado para revisitar os acontecimentos dos anos 2000. Todo o conceito dessa tendência se baseia na identificação e reinvenção do período de auge dessa estética pelos designers, ao mesmo tempo em que reconhecem a forte cultura emocional, o show de ostentação de riquezas que marcou o período e, o mais importante, o inconcebível bling.

O resgate dessa estética é muito mais do que um mero saudosismo mostra que o caminho para criar logos impactantes muitas vezes está na releitura arrojada do passado. Seja nas cores ou nas formas, a proposta é utilizar referências visuais de outros tempos, mas com um toque de ineditismo que nos conecte com a atualidade. Afinal, todo logo deve ser novo e único.