Profissional de SEO: o que faz?

O profissional de SEO (Search Engine Optimization) é essencial para o marketing digital, como também para outras áreas do conhecimento. Entretanto, a profissão ainda é recente no mercado de trabalho e não muito difundida. Principalmente para a obtenção de resultados como audiência e clientes, deve ser priorizada dentro de várias empresas que almejam destaque.

Saiba mais sobre o profissional de SEO
Saiba mais sobre o profissional de SEO | Foto: unsplash.com

Pensando nisso, confira o que é SEO, o que faz o profissional dessa área, qual a média salarial e curiosidades para trabalhar nesse segmento!

O que é SEO e como funciona?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, traduzido livremente como “Otimização para Ferramentas de Busca”. O analista de SEO tem a tarefa de gerenciar a otimização de conteúdos em sites de buscas como o Google. A profissão é responsável por desenvolver uma série de técnicas que impulsionam o site do seu negócio, o que faz com que ele seja encontrado de uma maneira mais fácil na Internet. Além disso, também desenvolve tarefas como:

• Análise de métricas, trabalho que poder feito com o Google Analytics;
  • Identificação de palavras-chave, que promovem mais engajamento no assunto desejado;
  • Verificação de URLs;
  • Sitemap
  • Fatores que podem envolver erro de programação;
  • Recomendações e direcionamentos de links externos ao conteúdo.

Qual é a importância do SEO?

A importância do profissional em SEO está na geração de leads e clientes em potencial que ele traz para seu negócio. Ele desenvolve estratégias que levarão o seu site a posições mais altas em uma busca, o que pode elevar o número de visitantes e atrair novos consumidores para a página.

Assim, o analista consegue aumentar as vendas da marca e gerar resultados concretos para o marketing digital de sua empresa. Essa ocupação já é bem famosa no Brasil, onde 55,8% das empresas realizam otimização de resultados em páginas, segundo a pesquisa de SEO Trend 2020 Brasil e América Hispânica.

O analista de SEO busca dados e métricas de otimização
O analista de SEO busca dados e métricas de otimização | Foto: unsplash.com

Salários do profissional de SEO

O profissional de SEO precisa estar apto a analisar dados constantemente e mostrar relatórios de resultados de acordo com o que foi levantado. Além de conhecimento básico sobre programação, ferramentas como HTML, robots e sitemap são utilizadas. A formação mais comum para exercer o cargo é de Marketing, Publicidade e Propaganda e outros cursos da área de comunicação social, como Jornalismo.

No mercado brasileiro, o salário do analista de SEO pode começar no valor de R$ 2.068 e chegar até
R$ 3.659, dependendo da empresa. A média atual é de R$ 2.578, segundo dados do site Vagas.

Curso para SEO

Se você deseja ingressar na área, é importante buscar por uma especialização. Para aprender mais sobre as estratégias de SEO, conheça o curso de marketing digital sobre Tráfego Pago e SEO, disponível na Escola do Marketing Digital. Aprenda a produzir conteúdo de valor, desenvolver ferramentas de SEO com maior facilidade e entender as funcionalidades dos mecanismos de tráfego pago e orgânico.

Fontes: