Pesquisa demonstra relação dos usuário mobile com Facebook

A Hibou, em parceria com o aplicativo PiniOn, realizou uma pesquisa com 2.362 usuário de iPhone de todo o Brasil para entender o interesse das pessoas no Facebook. O levantamento mostrou que 75% acessam a rede social direto do seu celular. Além disso, 95% dos entrevistados acessam a rede social inúmeras vezes ao dia.
O estudo revelou que 78% dos entrevistados usam a rede social para assuntos pessoais, 21% conciliam o uso entre assuntos pessoais e de trabalho e apenas 1% utilizam o Facebook apenas profissionalmente.
“O que mais nos chamou atenção foi que 95% dos usuários acessam várias vezes ao dia e apenas 48% postam conteúdo diariamente, ou seja, as pessoas gostam de estar conectadas e verem o que os amigos e conhecidos estão postando a todo o momento”, explica Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa. Ela revela que 69% responderam que costumam curtir e comentar posts durante o dia e 96% não pensam de jeito nenhum em cancelar a conta do Facebook.

Da telona para a telinha
Com 75% das respostas, o smartphone e o celular são os principais meios de acesso ao Facebook. Já 14% usam o laptop e o notebook, 5% desktop, 4% tablets e apenas 2% acessam pelo iPod Touch. “Além dessa migração da telona para a telinha, vimos que 59% dos usuários consideram a rede um bom meio para lerem notícias, mesmo lendo em uma tela mais compacta”, diz Ligia. Os acessos costumam acontecer para 96% dos entrevistados quando estão em casa, seguidos de 72% que costumam acessar em locais públicos e 62% no trabalho.

Curtindo páginas de marcas e produtos
A pesquisa mostra que o principal motivo para se curtir uma página é para se manter informado sobre o assunto que ela representa, citado por 80%. Já a descontração com humor e entretenimento aparece em segundo lugar com 69%, seguidos por marcas e produtos de uso cotidiano, com 48%.

Quando estão navegando pelo Facebook, a maioria dos entrevistados revela clicar sempre nos anúncios disponíveis, enquanto 33% clicam de vez em quando e 8% dizem que não têm esse hábito.

“A relação das marcas com seus seguidores é cuidadosa, pois quase metade dos entrevistados (49%) citou que conteúdo irrelevante postado por elas pode fazer com que o usuário deixe de segui-las. E 22% ainda disseram que muita propaganda seria o motivo para abandonar as páginas. O equilíbrio entre informações relevantes e publicidade é essencial para reter esse usuário”, comenta João Paulo, do PiniOn. Os demais motivos citados para deixar de seguir uma marca foram: 11% por poucas promoções e benefícios, 9% muitas publicações por dia e 9% por conteúdo repetido.

Fonte: Proxxima