O Que é e Como Melhorar o Índice de Qualidade do Google Ads

O que é o Índice de Qualidade?

O índice de qualidade do Google Ads  é uma avaliação (com nota de 0 a 10) para determinar o quanto os seus anúncios, palavras-chave, taxas de clique e experiência do usuário na página de destino são realmente relevantes.

Exemplo de Índice de Qualidade de um anúncio

Apesar do Google trabalhar com leilão, não é necessariamente o lance mais alto que determinará se anúncio será exibido nas primeiras posições (onde as chances de clique são maiores). O índice de qualidade pesa muito na hora de determinar o rank do seu anúncio. Para você ter uma ideia, anúncios com lances de CPC (custo por clique) menores podem aparecer a frente de anúncios com lances maiores, se o índice de qualidade do primeiro anúncio for melhor. Ou seja, você pode gastar muito menos com anúncios se tiver uma boa nota no índice de qualidade do Google Ads.

É importante alertar que Google pode interromper a exibição do seu anúncio se o índice de qualidade não receber uma boa nota, próxima de 10. O Google é bem exigente quanto a qualidade dos anúncios.

O que é avaliado pelo Índice de Qualidade?

1) CTR (Taxa de Cliques)

Taxa de cliques é a porcentagem entre o número de vezes que o seu anúncio foi exibido versus o número de cliques realizados. Quanto menor essa taxa, pior é o desempenho, uma vez que as pessoas estão visualizando o seu anúncio, mas não estão clicando. Esse é um dos fatores que tem mais peso no índice de qualidade, uma vez que está ligado diretamente a relevância do seu anúncio.

2) Relevância do anúncio

O Google vai analisar se as palavras-chave escolhidas, os textos dos anúncios e as informações da página de destino tem relevância para o usuário. As informações entre esses pontos precisam estar congruentes, ou seja, não adianta escolher uma palavra-chave que não esteja diretamente associada com o texto do seu anúncio ou, então, a sua página de destino não complementa as informações que você disponibilizou no seu anúncio. É muito importante que seus anúncios atendam as expectativas dos usuários.

3) Página de destino

Não adianta investir tempo e recursos para criar os melhores anúncios, mas a sua página de destino não está compatível com uma boa experiência.

Como melhorar o Índice de Qualidade do seu anúncio?

1) Melhorias para CTR:

• Melhorar o criativo do anúncio. Tente outras variações, seja com imagens ou palavras.
  • Utilize mais gatilhos mentais e palavras persuasivas.
  • Foque nos benefícios e vantagens do seu produto ou serviço (Ex: entrega em 24h. Frete Grátis).
  • Seja específico e direto nos seus anúncios. Muita informação pode confundir o usuário.

2) Se o problema for a relevância:

• Melhorar a relação entre a palavra-chave buscada pelo usuário e o seu anúncio. Quanto mais exatas e próximas as palavras-chaves estão do criativo do seu anúncio, mais relevantes os anúncios serão para os usuários.
  • Organize as palavras-chave em grupos de anúncios distintos de acordo com tipo da palavra (Ex: se você vai fazer um anúncio com palavras-chave para quem está pesquisando o nome da sua empresa, crie um grupo exclusivo apenas com essas palavras-chave e também com os anúncios adequados a elas.
  • Utilize palavras-chave de grupos menores com anúncios também mais segmentados. Se você for utilizar palavras-chave de calda longa é importante alinhar com o criativo do anúncio.
  • Adicione palavras-chave negativas para evitar que os seus anúncios sejam exibidos em consultas indesejadas.

3) Experiência na página de destino:

• Procure colocar as mesmas palavras-chaves dos anúncios na sua página de destino.
  • Direcione o usuário para páginas de destino mais relacionadas aos anúncios (Ex: se o anúncio for sobre “tênis de corrida”, direcione para uma página onde são exibidos os “tênis de corrida” e não tênis em geral).
  • Otimize o seu site para dispositivos móveis a fim de garantir uma melhor experiência para os usuários.
  • Conteúdo relevante, fácil navegação e transparência na informação são essenciais para uma boa classificação no índice de qualidade do seu anúncio.

Resumindo, invista tempo e recursos para criar a melhor experiência para o usuário. Quanto mais claro, direto e transparente for a sua informação, maiores são as chances de você ter um bom índice de qualidade, menor CPC e mais resultados em conversões para os seus anúncios.

Sobre o professor:

Responsável pelo Marketing Digital de uma Multinacional Portuguesa, Lucas Cristofali iniciou a carreira como designer, mas com a aquisição de conhecimento nas áreas de SEO, remarketing, relatórios, campanhas pagas no Google e nas mídias sociais, migrou para o Marketing Digital, onde tem obtido resultados e crescimento.

Aprenda como criar anúncios vendedores no Google Ads com o PRODIGITAL – O mais completo Programa de Certificação em Marketing Digital. Conheça, do básico ao avançado, as técnicas, métodos, estratégias e ferramentas para otimizar seus resultados através da internet. Clique aqui para saber mais informações sobre a próxima turma.