Marketing digital x marketing tradicional: principais diferenças

O meio virtual tem exigido novas estratégias de vendas e conexão com o público. O marketing digital foi uma dessas novas vertentes, e acabou ocupando o lugar do marketing tradicional em muitas empresas. Isso aconteceu por vários motivos, principalmente pelo maior alcance da Internet em relação aos métodos clássicos que eram usados antes, como rádios, outdoors, jornais e até as propagandas na televisão. A consultoria estadunidense de negócios, Visual Capitalist, mostrou um relatório do que ocorre na Internet em um minuto em 2020: são gastos US$ 1 milhão on-line.

Saiba o que é marketing digital e tradicional
Saiba o que é marketing digital e tradicional / Foto: unsplash.com

Pensando assim, separamos um pequeno embate entre marketing digital vs marketing tradicional para explicar suas principais diferenças. Confira!

Marketing tradicional

Esse formato é conhecido por muitos e utilizado há bastante tempo. O marketing tradicional engloba estratégias não on-lines de divulgação de um produto até a efetuação da compra de suas obras. Ou seja, utiliza propagandas em televisão, anúncios em jornais e revistas, folhetos impressos, telemarketing, programas de rádio e entre outras alternativas. Seu objetivo é atingir o maior número de pessoas para consumir os produtos e trabalhar com a grande massa, sem distinção entre qual era o público-alvo ou não.

Marketing digital

O marketing digital é um espaço mais recente do marketing clássico, e começou a surgir aos poucos com a globalização da Internet e o seu fácil acesso com o passar dos anos. Suas estratégias envolvem focar em um determinado nicho e público-alvo com ferramentas do meio on-line, como produção de conteúdos sobre produtos específicos, buscando estabelecer uma relação maior com os clientes, além da venda de seus serviços on-line. Ele utiliza os mais diversos recursos digitais para gerar propagandas, incluindo blogs, fanpages, tráfego pago em redes sociais ou sites de busca, podcasts, vídeos, entre outras possibilidades.

O marketing tradicional inclui anúncios em rádio, televisão e impressão
O marketing tradicional inclui anúncios em rádio, televisão e impressão / Foto: unsplash.com

Diferenças entre marketing digital e marketing tradicional

Após estabelecer o significado de cada vertente do marketing, é importante saber mais a fundo sobre seus recursos e as suas principais diferenças. A começar pela grande divergência entre ambos: enquanto o marketing tradicional tem como foco uma grande quantidade de pessoas, o marketing digital propaga informações para um público específico possivelmente efetuar a compra, o que torna a relação com os consumidores mais próxima.

Além disso, existem outras diferenças essenciais para o marketing tradicional. Nele, a estruturação de um projeto é feita com maior planejamento e separação entre cada função, ou seja, é criado um grande molde midiático antes de sua campanha ir para o ar. Sua linguagem também é usada de uma maneira mais ampla e de modo imperativo, despertando interesse em seus clientes assim que entram em contato com ela.

Já no marketing digital, o planejamento é feito de maneira mais rápida, já que a Internet pede por informações a todo instante e sua estrutura acaba tornando-se mais imediatista. A maneira de se relacionar com o público on-line é bem mais informal e descontraída, podendo ser até humorada e irônica em alguns casos, o que traz maior inovação e aproximação com o público. Seus objetivo é tentar fidelizar seus consumidores e torná-los uma composição única do trabalho da empresa.

Qual escolher?

Apesar de serem diferentes em relação às suas funcionalidades, o marketing digital e o marketing tradicional podem trabalhar juntos e funcionar como complementos em estratégias. A televisão, o rádio ou materiais impressos podem fazer complementar o que é passado na Internet, trazendo novos consumidores para o nicho. Estabelecendo assim uma linha de comunicação que causa maior visibilidade para a marca é lembrada pelos clientes.

Também é possível investir nas duas vertentes de maneira individual e focar principalmente no meio digital. As estratégias on-line funcionam de forma isolada e complementar e fazem parte de algo que cresce e desenvolve-se a cada dia mais: a Internet.

Referências: