Marketing digital: origem e funcionalidades da área

O marketing digital é um dos focos de muitas empresas que se adaptaram ao meio virtual após a popularização da Internet, que ocorreu anos atrás. Apesar disso, é pouco comum saber a origem da área e sua história até a chegada das mídias sociais. Abordaremos um pouco mais as ferramentas de marketing digital e a importância dessa área, se comparada ao marketing tradicional. Confira!

No Brasil, 134 milhões de pessoas estão conectadas à Internet
No Brasil, 134 milhões de pessoas estão conectadas à Internet | Foto: unsplash.com

Origem e ferramentas do marketing digital

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), o Brasil já possui o equivalente a 134 milhões de pessoas conectadas à Internet, 10 milhões a mais que o relatório anterior. Com esse crescimento, também aconteceram adaptações do marketing para que ele pudesse “se inserir” nessa nova realidade.

A origem do marketing digital está atrelada à popularização da Internet no mundo, desde que os meios digitais têm ganhado força em relação aos meios tradicionais de comunicação (rádios, televisão e jornais impressos). Em 1998, o Google surgiu e foi um dos mecanismos de busca que facilitou a propagação das páginas on-line e o sistema de ranqueamento de sites, criando as técnicas SEO e sua engenharia para otimização de resultados.

Com isso, a manifestação dos blogs para conteúdos de marcas e entretenimento repercutiu ao longo dos anos. Mesmo que no começo a sua ideia fosse relacionada a um diário, hoje eles são mais conhecidos como plataformas de tráfego orgânico, que culminam no uso constante do marketing de conteúdo, buscando aproximação entre o negócio e seu público-alvo.

Outras ferramentas de marketing digital são as redes sociais. A criação de plataformas como os extintos Orkut e MSN, até as mais usadas como Facebook e YouTube, ajudou no impulsionamento do marketing digital: fazer com que os clientes procurem sua empresa, ao contrário do marketing tradicional, que buscava os consumidores em canais de mídia, como propagandas.

Canais abertos na televisão têm perdido força para conteúdos digitais
Canais abertos na televisão têm perdido força para conteúdos digitais | Foto: unsplash.com

Importância do marketing digital

Atualmente, a importância de trabalhar com marketing digital está relacionada à expansão do acesso à Internet e as implicações desse crescimento. Quando comparada ao marketing tradicional, por exemplo, a publicidade feita nos canais de televisão foi baixa. Isso ocorreu porque a TV tradicional perde cada vez mais telespectadores, uma consequência da explosão de serviços de streaming.

Em 2020, mesmo com aumento de um ponto percentual dos televisores ligados em relação ao ano anterior, a única emissora que ainda dominou o mercado foi a Rede Globo, com 33,3% de audiência média por dia. Dessa forma, os principais canais de acesso e divulgação de publicidade estão concentrados na Internet.

Em 2020, de acordo com a consultoria estadunidense de negócios Visual Capitalist, um relatório sobre o que acontece na Internet em um minuto aponta que: 400 mil horas de vídeos são visualizados no streaming da Netflix; 500 horas de vídeos são postados por usuários do YouTube e quase 42 milhões de mensagens são enviadas via WhatsApp.

De fato, trabalhar com marketing digital tornou-se fundamental para qualquer profissional de comunicação e qualquer empresa, independente do setor. Pensando nisso, a Escola do Marketing Digital oferece cursos especializados na área que trabalham todas as ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer. Saiba mais no site!

Fontes: