Inbound Marketing e Outbound Marketing: entenda as diferenças

Com a Internet e os avanços tecnológicos, a divulgação certa de um produto através do Marketing Digital é cada vez mais importante. O mercado está cada vez mais concorrido, o que incentiva a produção de diversas empresas. Para a sua se destacar, entenda um pouco mais sobre o Marketing de Conteúdo e sua estratégia Inbound Marketing, além das características do Outbound Marketing

Saiba as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing
Saiba as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing | Foto: unsplash.com

Marketing Digital

Atualmente, o público consegue escolher os canais e sites que pretende consumir. Antes, eram apenas propagandas na televisão e comerciais obrigatórios entre um programa e outro. Em um momento tão marcado pelas redes sociais, o Marketing de Conteúdo é essencial para o sucesso dos negócios, sejam eles físicos ou digitais. De acordo com o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, realizado pela We Are Social em parceria com a HootSuite, a média global de tempo de uso na Internet é de 6h e 43 minutos por dia, o que totaliza 100 dias por ano.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing em que você cria e distribui conteúdo com o objetivo de engajar um público-alvo definido, o que pode alavancar a empresa com mais clientes e vendas. Seu objetivo é gerar conteúdo de maneira estratégica, provocando vendas de maneira simples e um engajamento cada vez maior, conforme a demanda.

Esse tipo de Marketing é desenvolvido em blogs, sites ou redes sociais. Além disso, é preciso manter uma frequência e criar um planejamento dos materiais a serem divulgados para engajar seus leads na escolha pelos seus conteúdos.

O Inbound Marketing relaciona-se ao Marketing de Conteúdo
O Inbound Marketing relaciona-se ao Marketing de Conteúdo | Foto: unsplash.com

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, traduzido livremente para “Marketing de Entrada”, é um meio livre de propagandas externas. Basicamente, faz com que o Marketing da empresa chegue de forma mais “limpa” ao consumidor. O Inbound trabalha diretamente com o Marketing de Conteúdo, de maneira que estabelece uma passagem mais clara do produto de consumo com o seu público-alvo.

Essa estratégia busca atingir somente o público-alvo do conteúdo, o que estabelece um relacionamento mais próximo com os clientes, aumenta o poder de persuasão para novos leads e mensura resultados de forma mais rápida. São produzidos conteúdos relevantes para determinado nicho, com o intuito de atrair novos visitantes para sua empresa.

Outbound Marketing

Já o Outbound Marketing, traduzido livremente como “Marketing de Saída”, é o contrário do Inbound. Ele busca atrair novos consumidores através dos tradicionais e diretos anúncios de venda, comerciais de produtos, outdoors, banners e divulgações nas redes sociais. Sua estratégia é identificar clientes em potencial, em uma larga escala de marketing, e iniciar um diálogo a fim de vender. O objetivo é gerar um retorno sobre o investimento rápido e efetivo.

Apesar de distintas, as duas áreas do Marketing, Inbound e Outbound, podem trabalhar juntas a fim de trazer bons resultados, juntamente com as técnicas SEO e de qualificação de leads.

Fonte: