Importância da diversidade para o Marketing da sua empresa

O Brasil é um território que apresenta uma gama de diversidade, seja elacultural, social ou étnica. Por isso, é muito difícil caracterizar o brasileiro por meio de padrões. Na área do Marketing Digital, a inclusão deve acontecer de diversas maneiras. De acordo com a Escola de Marketing Digital, ela engloba estratégias de comunicação que promovam produtos ou serviços de maneira criativa, personalizada e rápida. Assim, incluir o Marketing Digital na empresa é entender que a comunicação com o cliente será fortalecida e a construção de uma identidade fará com que o negócio tenha destaque no mercado.

Preze pela diversidade interna de sua empresa
Preze pela diversidade interna de sua empresa | Fonte: Freepik.com

No campo da publicidade, segundo a diretora de planejamento Heads Propaganda, empresa parceira da ONU Mulheres, as mulheres são maioria entre os protagonistas nas campanhas publicitárias com 64%. Dessa porcentagem, 25% eram negras em 2019. Os dados foram para confirmar que publicidade está diretamente relacionada ao Marketing Digital de uma marca: ambas as áreas necessitam prezar pela diversidade. A comunicação e influência que propõem são de grande valor para o reconhecimento e valorização da identidade de cada um.

Marketing Digital e diversidade

Aderir à diversidade não apenas nas propagandas publicitárias, mas também no Marketing Digital, cria perspectivas mais inclusivas e que possibilitam a entrada de diferentes perfis de clientes. Todavia, é importante sinalizar que isso já deve iniciar dentro da equipe empresarial. No campo de trabalho, é mais fácil criar uma comunicação mais empática e identitária. Além disso, o foco não deve ser apenas lucro, mas a compreensão do quanto a comunicação é importante para que as pessoas se sintam mais representadas nas estratégias de Marketing.

Um estudo realizado pela Youpper e Netquest, com a participação de 500 brasileiros, indicou que 74% dos entrevistados têm uma maior preferência por modelos reais ao invés de padrões de beleza, além de que 46,8% deles gostariam da presença de pessoas negras e 34,8% apoiam marcas de inclusão da temática LGBTQ+ na comunicação. Há um apreço pela diversidade, mas não quer dizer que toda empresa deve seguir essa pauta: alguns negócios preferem focar em seus nichos, o que também é muito importante para o Marketing. Nesse sentido, o Marketing Digital de uma empresa pode se voltar à diversidade e aproveitá-la não apenas para a divulgação da marca ou produto, mas também para promover uma comunicação mais acessível.

Diversidade na empresa

Para incluir pautas de diversidade no Marketing Digital, é imprescindível saber quem estará na linha de frente, ou seja, quem será o “rosto” que incorporará a propaganda e dará mais visibilidade ao produto. Atualmente, muitas propagandas apresentam rostos reconhecidos, como os  influencers. Entretanto, essa escolha não deve prezar somente pelos likes. É importante que essa figura famosa nas redes sociais esteja de acordo com o produto e a mensagem que a firma deseja passar.

Saiba quem é o “rosto” do Marketing Digital da sua empresa
Saiba quem é o “rosto” do Marketing Digital da sua empresa | Fonte: Freepik.com

Aprenda mais sobre Marketing Digital

Uma empresa que compreende a importância do Marketing Digital e entende o valor da diversidade sempre estará em busca de aprender mais e, assim, realizar uma comunicação mais clara e de muita inclusão sobre o seu produto, marca e identidade. Nesse sentido, a Escola do Marketing Digital é uma solução para quem deseja entender mais sobre o Marketing e sobre as demandas do empreendedorismo digital. Acesse o site!