Facebook vai exibir anúncios mesmo com Adblock

Não é novidade que a principal fonte de receita do Facebook vem dos seus anunciantes. As informações que a empresa coleta com base na sua navegação e nos seus interesses são utilizados para os anunciantes segmentarem sua audiência e assim atingirem mais precisamente o seu público-alvo.

Entretanto, ferramentas com o Adblock (plugins que bloqueiam anúncios em sites) acabam prejudicando financeiramente as empresas que dependem de anúncios para sobreviver.

A fim de combater esses bloqueadores de anúncios e proporcionar uma melhor experiência aos seus usuários, o Facebook divulgou hoje que desenvolveu o AdsPreferences (preferências de anúncios).

Em nota, o Facebook disse que nos últimos anos ouviu seus usuários a fim de entender suas preocupações com relação aos anúncios.

“O que nós temos visto é que as pessoas não gostam de ver anúncios que irrelevantes, que incomodam ou atrapalham sua experiência de navegação. As pessoas querem ter controle sobre o tipo de anúncios que elas querem ver.” (tradução livre)

Com essa nova funcionalidade, o usuário agora poderá controlar quais anúncios vão continuar recebendo e quais ele não quer mais ser impactado. Além do mais, o Facebook garante que os anúncios serão exibidos mesmo com bloqueadores ativados.

O vídeo abaixo, em inglês, mostra como é possível você ocultar anúncios de empresas nas quais você não está interessado.

Pelo que testamos hoje essa funcionalidade já está disponível e você já pode gerenciar seus interesses através do AdsPreferences. Dentro dessa ferramenta você pode excluir as páginas e interesses que o Facebook registrou com base em páginas, posts e anúncios que você interagiu (inclusive você o motivo que o interesse foi estabelecido para você ao clicar no ícone com a letra “i”).

ads_preferences

Além do mais, você também pode ocultar anúncios que não deseja mais visualizar direto na publicação, ao clicar na seta no canto superior direito e, em seguida, “ocultar anúncio”. Em seguida é só responder o porque você não quer ver mais esse anúncio e, por último, poderá escolher se deseja ocultar todos os anúncios referentes aquele anunciante ou se deseja gerenciar suas preferências de anúncios.

ads_preferences2

O objetivo dessa ferramenta não é ser um adblock, mas sim trabalhar como um filtro a fim de proporcionar uma melhor experiência para o usuário e uma melhor segmentação para as empresas.

“Quando eles (os anúncios) são relevantes e bem elaborados, a publicidade pode ser muito útil, pode nos ajudar a encontrar novos produtos e serviços e nos apresentar novas experiências.” (tradução livre)

Como escola e também anunciantes, estamos bem confiantes com relação a essa nova funcionalidade. Enquanto as empresas terão públicos cada vez melhor segmentados e interessados, as pessoas verão somente aquilo que realmente estão interessadas.

Gostou? Compartilhe com seus amigos, deixe seu comentário, dúvidas e sugestões aqui em baixo e continue acompanhando nossos conteúdos.

Para mais conteúdo gratuito, acesse nossos Minicursos Gratuitos.