Facebook Libera Pesquisa por Assuntos e Mostra Resultados em Tempo Real

Não é surpresa que o Facebook continua inovando e criando novas experiências para seus usuários.

Dessa vez, a empresa divulgou que além das buscas por pessoas, páginas e grupos, será possível buscar por posts de páginas, de amigos e posts públicos. Segundo o Facebook, 1,5 bilhão de buscas já são feitas diariamente e mais 2 trilhões de posts estão indexados no seu banco de dados.

Com esse imenso repertório de conteúdo, além dos milhões de posts criados diariamente, um imenso banco de conteúdo estará disponível para busca através da nova ferramenta do Facebook.

Ao pesquisar por determinado assunto, os resultados serão exibidos em posts de páginas, de amigos e posts público, nessa ordem. Além do mais, você poderá acompanhar em tempo real quantas pessoas estão falando sobre aquele assunto. As pesquisas poderão ser realizadas via iOS, Android e web.

search_large

Sobre a nova ferramenta, Tom Stock, VP de Search do Facebook, explicou:

• Melhores sugestões de busca: Quando você começar a digitar no campo de busca, nós vamos oferecer oportunidades e sugestões de pesquisas personalizadas. Quando você digitar, nós vamos destacar as coisas que estão acontecendo agora para que você possa acompanhar as histórias em tempo real.
  • Resultados de busca com posts públicos e posts de amigos: Quando você buscar por algo, encontrará os mais recentes e relevantes posts públicos, juntamente com os posts dos seus amigos. Os resultados serão organizados de maneira a evitar a exibição de conteúdos irrelevantes com o intuito de proporcionar uma rápida percepção do que o mundo está dizendo sobre um tópico no momento. Você também poderá fazer um refresh e visualizar os mais novos posts.
  • Encontre conversas públicas com a busca: Quando um link é amplamente compartilhado no Facebook, ele gera comentários e conversas interessantes. Agora há um novo jeito de rapidamente fazer parte dessas discussões. Você pode encontrar facilmente posts públicos sobre um determinado link, visualizar as citações mais populares e as frases mencionadas nesses posts para ter uma visão geral sobre o sentimento das pessoas a respeito do assunto. Esse feature é o primeiro passo – nós estamos anciosos pra ver as pessoas usando e nos retornando com opiniões para melhorar ainda mais a ferramenta. (Tradução livre)

Veja como funcionará:

Por enquanto, as buscas por tópicos só estarão disponíveis no Facebook em inglês. Não foi informado nenhuma restrição geográfica, então, você pode alterar o idioma do seu Facebook e tentar utilizar o novo sistema de busca.

Agora, falando em negócios, ainda não temos um posicionamento do Facebook sobre oportunidades de publicidade, como existe no Google Adwords, por exemplo. Entretanto, podemos pensar que se as páginas são prioridades nas pesquisas, elas podem criar conteúdos relacionados a um determinado tópico e ter mais chances de aumentar seu tráfego orgânico. O que você acha?

Quer saber como aumentar seu engajamento e suas vendas pelo Facebook?

Conheça o Programa de Desenvolvimento de Analistas de Marketing Digital. Um treinamento 100% online que desenvolve o seu conhecimento do básico ao avançado em marketing digital, mesmo que você não tenha experiência em negócios, design ou tecnologia.

E como bônus para quem é aluno, você ainda ganha uma vaga para o treinamento presencial de Facebook Marketing, que faz parte da grade do programa. Se você não pode ir no presencial, não tem problema, pois a gravação é disponibilizada para os alunos do programa junto com um módulo Facebook que está recheado de conteúdo sobre a rede social.

O treinamento Facebook Marketing foi elaborado e validado junto com a equipe do Facebook Brasil. Poucas empresas no país passaram por esse processo. Aproveite, pois as vagas são limitadas. :)