Facebook e Instagram: qual é o melhor dia e horário para postar nas redes sociais?

Qual é o melhor dia e horário para postar nas redes sociais? Com o crescimento do marketing digital e das vendas online, tornou-se extremamente necessário o uso de estratégias para a presença da marca na internet.

Saiba como melhorar seu engajamento a partir do horário de seus posts
Saiba como melhorar seu engajamento a partir do horário de seus posts | Foto: Unsplash

Melhor dia e horário para postar nas redes sociais

Se você é dono de uma grande loja, presente no meio digital, ou até mesmo iniciou sua página pessoal, com certeza deve saber algumas dicas para que seu conteúdo seja presente e relevante na vida de seus seguidores. Uma dessas dicas é justamente saber algo simples, mas muito importante: qual o melhor dia e horário para postar nas redes sociais?

É comum ver muitas postagens novas em determinados dias e horários da semana de diversas contas diferentes. Será que isso é apenas coincidência? De forma nenhuma! Toda essa “coincidência” está baseada em muita estratégia e visão.

O questionamento que você deve fazer para entrar neste meio é: o que eu preciso fazer para tornar meu conteúdo mais visto e engajado? A resposta dessa pergunta deve ser: estratégia de post para rede social em dias e horários específicos!

Segundo dados do Statista, há cerca de 500 milhões de usuários diários nos stories do Instagram e mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Esse número fica ainda maior se pensarmos que no meio desse mar de informação e conteúdo, o que você, sua marca e sua página postam precisam ser vistos como destaque.

Mas um aviso importante antes de começarmos de fato a falar sobre dias e horários de postagens, devemos alertar que esse meio competitivo não deve ser negativo em seu pensamento. Se você tem uma página no Facebook e/ou Instagram, com certeza vê propósito naqueles conteúdos que posta e isso não deve ser motivo de desânimo.

Muito pelo contrário: as redes sociais são exatamente o lugar onde deve estar a pessoa que pensa em marketing e o mundo digital de forma geral. Leia as dicas de nossa matéria e aplique em seu negócio, com certeza fará muito efeito!

Melhor horário para fazer postagem no Instagram e no Facebook

A primeira coisa que você deve pensar quando fala de estratégia de momento de postagem é o tipo de conteúdo que você produz.

Se tem uma página que fala sobre conteúdos infantis, com certeza sua abordagem será diferente de uma página que fala sobre o mercado financeiro internacional, por exemplo. E é a partir deste ponto, do seu produto e do seu público-alvo, que nós vamos começar.

Uma outra ferramenta que pode te ajudar muito nesse processo é o uso de aplicativos e ferramentas de análises. Esses apoios trarão resultados e estatísticas sobre seus seguidores e interações que vão determinar suas estratégias daqui para a frente.

Se estamos falando do melhor horário para fazer postagem no Instagram, podemos também chamá-lo de horário de pico. Assim como falamos em transportes públicos ou até mesmo grandes avenidas movimentadas, o horário de pico é aquele momento em que naquele lugar você poderá encontrar muita gente.

No Instagram, muitas pessoas acessam e interagem na rede com mais intensidade! Apesar de não existir um horário exato, como uma fórmula, os dados a seguir são um bom ponto para se começar:

• Domingo: entre 10h e 14h
  • Segunda: entre 11h e 17h
  • Terça: entre 5h e 9h e, depois,18h
  • Quarta: 5h, 11h e 15h
  • Quinta: 5h, 11h e 15h
  • Sexta: 5h e entre 9h e 16h
  • Sábado: 11h

(Fonte: Estudo Sprout Social)

Outras dicas gerais, também são: postagens na hora do almoço, por volta das 11h às 13h, uma vez que é neste horário que as pessoas têm uma folga de seus trabalhos e checam seus perfis nas redes sociais.

Postar novos conteúdos logo pela manhã, como 5h, apesar de parecer muito cedo, é uma boa jogada uma vez que as pessoas fazem seu primeiro acesso na internet quando acordam.

Outra pesquisa, divulgada pelo Later 2019, mostra que há dias específicos com picos de engajamento como, por exemplo, segundas, quartas e sábados no período noturno. O domingo pode não ser uma boa escolha para novas postagens e engajamentos e a quarta-feira é classificada como um bom dia dentro desse contexto.

Agora, se você deseja saber o melhor horário para postar no Facebook, veja a seguir:

• Domingo:7h, 8h e 16h
  • Segunda: 6h, 10h e 22h
  • Terça: 2h, 4h e 9h
  • Quarta: 7h, 8h e 23h
  • Quinta: 9h, 12h e 19h
  • Sexta: 5h, 13h e 15h
  • Sábado: 11h, 19h e 20h

Também, no geral, é possível pensar em alguns horários específicos para cada segmento, como: ONG’s (terça-feira e dias de semana entre às 12h e 17h); Educação (segunda-feira e dias de semana entre às 11h e 16h); Saúde (terças e quintas entre às 9h e 16h); Tecnologia (quartas e sextas das 10h às 17h).

O que achou das nossas dicas sobre o melhor dia e horário para postar nas redes sociais? Os horários indicados podem te ajudar a elaborar os melhores posts para as redes sociais e postar nos melhores horários, porém, fique atento ao seu público-alvo. Faça uma pesquisa e priorize se conectar nos horários que eles estão mais ativos. Para ler mais conteúdos desse tipo, clique aqui e acesse o blog!