E-commerce: o que é e como fazer uma loja virtual do zero

Cada vez mais, as áreas de comunicação social estão adaptando-se ao meio digital e criando novas oportunidades para investir em suas marcas de maneira on-line. Uma forma positiva encontrada nos últimos tempos foi o e-commerce, utilizado em marketing digital e em outras áreas de propaganda e empreendedorismo virtual.

Segundo o G1, somente no primeiro semestre de 2020 o faturamento das lojas on-line no Brasil cresceu 47% com a pandemia do coronavírus. Esse dado corresponde à maior alta do setor em vinte anos. Com o grande desempenho desta área, separamos tudo sobre o e-commerce e algumas dicas de como entrar na era de loja digital por conta própria. Confira!

Saiba o que é e-commerce e para que serve | Foto: unsplash.com

O que é e-commerce e para que serve

E-commerce, comércio eletrônico, loja on-line, loja digital ou loja virtual têm um significado só: negócios que estruturam um processo de compra e venda de produtos ou serviços na Internet. O acesso é feito por meio de um aparelho eletrônico, seja um dispositivo móvel ou computador, e funciona com a escolha de um produto ou serviço oferecido no e-commerce. O pagamento é efetuado na forma que for mais acessível – cartão de crédito, débito, boleto ou depósito bancário – e a entrega do item é feita por correspondência ou transportadora até o endereço do consumidor.

A criação de um e-commerce trata-se de um empreendimento digital que funciona de maneira on-line, com o desenvolvimento de um site, divulgação e disponibilização de produtos para venda. Dessa forma, sua funcionalidade é digitalizar os processos de trabalho de uma empresa em dois pontos principais: atendimento e comunicação com o cliente e compra e venda para o consumidor. Essa facilidade permite que a compra seja finalizada de maneira rápida e intuitiva.

Com isso, a loja virtual criada abre espaço para outras frentes do trabalho de uma empresa, como o marketing digital para divulgação, controle de orçamento financeiro, estoque dos produtos e logística da empresa.

E-commerce X Marketplace

É muito comum confundir as definições de e-commerce com marketplace. Mesmo com propostas parecidas, o marketplace é uma plataforma com possibilidade de várias outras empresas fazerem a divulgação e venda de seus produtos. Enquanto no e-commerce, a plataforma de comércio é específica de uma empresa só, para fazer a compras e vendas próprias.

Saiba como criar um e-commerce | Foto: unsplash.com

Como criar uma loja virtual

Criar um e-commerce começa a partir da confecção do website da sua loja para a adaptação on-line do seu comércio ou da escolha de uma plataforma específica para veicular os produtos ou serviços. O investimento na loja virtual precisa ser atencioso, mas não necessariamente alto. Deixar o site atrativo, com funcionamento prático para o cliente e com um sistema de cobrança confiável são pontos importantes a serem pensados. Além disso, a organização do atendimento ao consumidor e a gestão do estoque de produtos precisam ser planejadas com antecedência para a boa funcionalidade da loja digital.

Pensando no marketing digital que o e-commerce precisa, as formas de divulgação e interação com clientes novos e antigos são importantes para estabelecer boas posições nas ferramentas de busca on-line. Isso torna a loja digital relevante para novas vendas. Nas redes sociais, o foco no público-alvo que o nicho da empresa estabelece também precisa ser seguido e estudado. Dessa forma, a relação compra e venda torna-se mais atrativa para ambos os lados.

Fontes:

Curso para abrir sua primeira loja virtual

Conheça o PROECOMMERCE, curso online que revela os 9 passos essenciais para abrir sua primeira loja virtual profissional e lucrativa! Seu professor será Thiago Borba, um dos maiores executivos do e-Commerce brasileiro e europeu. Clique aqui agora para fazer sua inscrição e transformar seu plano em realidade!