Dicionário do Marketing Digital: conheça os termos principais

Quanto mais você aprende sobre o que é marketing digital e sua área profissional, mais encontra palavras específicas desse campo. O marketing digital possui tantas técnicas, ferramentas versáteis no seu cotidiano e vocabulário próprio que, de início, pode causar um certo estranhamento. Com isso, separamos alguns dos principais termos e seus respectivos significados. Confira!

Conheça os principais termos da área de marketing digital
Conheça os principais termos da área de marketing digital | Foto: unsplash.com

Briefing

Briefing é um documento com um conjunto de informações, dados e instruções concisas e objetivas a respeito de uma tarefa a ser executada ou conteúdo a ser desenvolvido.

Lead

Lead é o nome dado a todo cliente em potencial para a empresa. Para que ele possa ser convertido em cliente, precisa ceder alguns dados pessoais como o e-mail, por exemplo, além de consumir os conteúdos oferecidos pelo seu negócio/empresa.

Funil de vendas

O funil de vendas representa o progresso do quanto um possível cliente está perto de tornar-se um cliente e as etapas deste processo, desde o primeiro contato até o fechamento de uma venda. Existem três passos para esse funil: topo, meio e fundo. Cada um deles exigirá uma forma diferente para abordar o possível cliente.

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, traduzido livremente como “otimização para ferramentas de busca”. É uma série de técnicas que melhoram o posicionamento dos seus conteúdos em sites de buscas como o Google. Quanto melhor a otimização e a utilização das palavras-chave, mais “no topo” das buscas estarão suas páginas (site e blog, por exemplo).

SEM

SEM é a sigla para Search Engine Marketing, traduzido livremente como “marketing em sites de busca”. Ele é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de promover um site nas posições do Google ou outros endereços de busca. O SEM é um método de atuação relacionado ao SEO e aos anúncios em links patrocinados. Utilizando todas as técnicas em conjunto, mais resultados serão alcançados em menos tempo.

Links patrocinados

Links patrocinados são anúncios que chegam no topo de páginas de resultados de busca e sites filiados (como a rede Display) de maneira paga. Eles aparecem como destaque na plataforma de acordo com as palavras-chave utilizadas na busca, conforme o tema selecionado. Geralmente, o termo é usado como sinônimo do Google Adwords.

CPM

CPM é a sigla para “Custo por Mil Impressões”. É uma forma de veicular anúncios pagos a cada mil vezes que ele é exibido. O pagamento é feito após as mil exibições no canal específico que foi escolhido.

Web Analytics

Web Analytics é a ação de mensurar, recolher, reportar e avaliar os dados da Internet, com o objetivo de entender a usabilidade dos usuários e melhorar seus resultados em ações de sites e outros canais digitais.

O Web Analytics mensura os dados da Internet
O Web Analytics mensura os dados da Internet | Foto: unsplash.com

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, traduzido livremente como “Marketing de Atração”, tem o propósito de chamar a atenção de potenciais clientes através de conteúdos relevantes e sem anúncios, de modo a conquistar confiança e direcioná-los para o momento de venda. Essa é uma prática relativamente nova, comum no marketing de conteúdo, mas que já é usada em 67,3% das empresas brasileiras, de acordo com a pesquisa Content Trends 2019.

Outbound marketing

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing preza pela tradicional ideia de atrair clientes diretamente com suas propagandas e anúncios de venda ao invés da produção de conteúdos.

ROI

Sigla para Return on Investiment, traduzido livremente como “Retorno sobre o Investimento”. O ROI é a relação entre o lucro e o dinheiro perdido e investido para o seu marketing digital.

Curso de marketing digital

Gostou de saber alguns termos específicos do marketing digital e ficou com vontade de aprender mais? Conheça o curso de marketing digital para iniciantes, oferecido pela Escola do Marketing Digital. A partir de videoaulas, você aprenderá tudo sobre o que é marketing digital, poderá tirar todas as suas dúvidas e ainda entrará no mercado de trabalho com um diferencial no currículo. Saiba mais no site!