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CPC, CPM, CPA e CAC: o que significam e como calcular essas siglas do marketing?

Com a intenção de que muitos empreendedores conheçam os benefícios das estratégias de marketing digital, alguns termos e suas aplicabilidades merecem ser conhecidos. Por isso, você saberá o que significam essas siglas famosas CPC, CPM, CPA e CAC no marketing e como elas podem influenciar nos resultados da sua empresa. 

CPM marketing

CPM é a sigla para custo por mil impressões. É uma métrica utilizada para representar o gasto gerado a cada mil impressões do anúncio publicitário. Neste caso, a quantidade de impressões significa o número de vezes que o material de publicidade foi exibido ao público na rede. Ao escolher o CPM como forma de pagamento, o anunciante concorda em pagar a quem publica o anúncio uma quantia pré-determinada para cada mil impressões, ou seja, ele será compensado por cada anúncio mostrado, o que deixa o lucro mais previsível. Em contrapartida, para que um anúncio seja visualizado por mil pessoas, é preciso que a página em que o anúncio ficará já tenha bastante tráfego. Assim, o CPM é mais utilizado por sites ou blogs famosos. 

O CPM é utilizado em campanhas de empresas que desejam aumentar a sua consciência de marca. Também é uma estratégia indicada para médios e grandes negócios que já contam com um departamento de marketing estruturado.

Vamos ao exemplo: um anunciante vai fazer uma campanha no Facebook Ads ou Google AdWords por meio do seguinte acordo: 

  • 5.000 impressões de anúncios em formato retângulo com um CPM de R$ 8; 
  • 7.000 impressões de anúncios em formato cabeçalho com um CPM de R$ 6. 

Para calcular o custo por mil impressões ou o custo total, utilize a fórmula: CPM = CUSTO TOTAL/ (VISUALIZAÇÕES/1.000). 

O custo total do primeiro item é R$ 40, pois:

8 = CUSTO/(5.000/1.000)

CUSTO = 8 x 5

CUSTO = R$ 40 

Dessa forma, o anunciante gastaria R$ 82 em anúncios: R$ 8 para cada mil impressões do retângulo (totalizando R$ 40) e R$ 7 para mil impressões do cabeçalho (o que totaliza R$ 42).

Um dos benefícios de anunciar utilizando CPM é que é possível ganhar dinheiro por cada anúncio visualizado, mesmo se ele não gerar cliques ou leads. Ou seja, cada visitante que entra no site faz com que o anunciante ganhe dinheiro. E, caso escolha essa forma de precificação, tenha consciência de quanto tempo seu anúncio levará para chegar a mil visualizações na página escolhida. Quanto mais rápido for, mais recursos serão necessários para que sua campanha continue em exposição. Por isso, é indicado utilizar o CPM quando existe mais confiança no público-alvo.

CPA marketing 

A sigla CPA significa custo por aquisição e costuma ser uma estratégia mais cara, pois você só pagará quando alcançar o objetivo da sua campanha. Esse objetivo pode ser o download de um e-book gratuito ou uma venda, por exemplo. Assim, o publisher só lucra quando a ação desejada pelo anunciante é realizada pelos visitantes na página. Dessa forma, o risco para quem anuncia é baixo, já que ele só paga pelas transações realizadas.

O formato é indicado para quem já obtém lucros com seus produtos ou serviços, pois o valor dos anúncios pode ser mais caro, uma vez que o publisher só recebe quando a ação desejada é completada. Geralmente, o que costuma auxiliar o crescimento do marketing digital é ter um custo por aquisição que seja lucrativo perto do preço médio de venda dos serviços ou produtos. 

Como calcular o CPA 

O custo por aquisição será calculado por meio da fórmula: CPA = TOTAL INVESTIDO/ NÚMERO DE CONVERSÕES. 

CPC marketing 

CPC é a sigla utilizada para custo por clique, uma alternativa de cobrança de anúncios pagos na qual o pagamento é feito pelo número de cliques realizados. Ou seja, o anunciante paga pelos visitantes que vão do site em que o anúncio foi realizado para o seu próprio site. O modelo é utilizado na compra de palavras-chave do Google AdWords, por exemplo, e é útil para saber os resultados exatos do seu anúncio. É adequado para quem deseja mais tráfego para a sua página, seja ela um site ou um blog.

É ainda uma opção indicada para iniciantes no marketing digital, pois o orçamento é baseado no número de cliques que um anúncio recebe. Assim, é mais fácil controlar e entender o interesse do público em geral. Se você começou a anunciar agora, a melhor opção de precificação é o CPC. 

Como calcular o CPC 

Para calcular, divida o total gasto pelo número de cliques recebidos pelo anúncio: CPC = CUSTO TOTAL/ NÚMERO DE CLIQUES. 

CAC marketing 

O custo de aquisição de clientes é definido pela sigla CAC. Ele é resultado da soma dos investimentos feitos em marketing e vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período, e é uma métrica essencial para saber se o setor financeiro de uma empresa está em bom funcionamento. Ainda é importante ressaltar que o cálculo deve ser feito periodicamente, pois os investimentos em marketing e em vendas podem variar mês a mês, por exemplo. 

Como calcular o CAC 

O custo de aquisição de clientes é calculado pela fórmula: CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / número de novos clientes. 

CPR marketing 

CPR é a sigla relacionada ao custo por resultado. Ele é uma métrica essencial que auxilia a perceber quanto você está gastando por cada conversão realizada. Esse resultado equivale ao que você decide para ser a sua métrica de conversão, ou seja, o objetivo final da sua campanha de marketing. 

Como calcular o CPR 

O total gasto na campanha deverá ser dividido pelo número total de conversões para calcular o CPR. Mas, na verdade, não é tão simples quanto parece. Por isso, se você deseja complementar todos esses conceitos relacionados a CPC, CPM, CPA e CAC e saber como utilizá-los na prática em benefício da sua empresa, não deixe de conhecer as diferentes opções de Curso de Marketing Digital da Escola do Marketing Digital

 

 

Referências:

https://resultadosdigitais.com.br

https://neilpatel.com/br/blog/metricas-de-facebook-ads/ 

 

 

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