Como utilizar as redes sociais para vender?

De acordo com dados da pesquisa mcommerce no Brasil 2019, do PayPal em parceria com o Ipsos, 43% dos brasileiros que utilizam as redes sociais buscam por um canal de consumo on-line, enquanto a média no mundo fica em torno de 30%. Ou seja, vender nas redes sociais no Brasil é muito promissor, o que torna o investimento on-line uma opção eficaz para a área de marketing digital.

Saiba como vender nas redes sociais
Saiba como vender nas redes sociais | Foto: unsplash.com

Saiba como utilizar as redes sociais para gerar engajamento on-line, efetivar vendas e sair lucrando!

Conheça seu público-alvo

Saiba quais são as pessoas que acompanham o seu perfil e conheça seus gostos e interesses. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer um assunto para as postagens e alcançar um número maior de clientes. Entender o seu público-alvo é uma maneira de criar conexões e relações melhores com seus consumidores; manter a fidelidade e a interação com sua comunidade e ainda alavancar seu perfil em ferramentas de buscas.

Outras ferramentas

As redes sociais mais usadas em 2020 foram: Instagram (com, aproximadamente, 1.158 bilhão de usuários) e Facebook (com mais de 2.700 bilhões de usuários). As plataformas possuem diversas ferramentas para interação com o público, principalmente o Instagram, pois envolve postagens de stories com duração de 24h, destaques, reels (vídeos curtos) de 15 segundos, IGTV (com vídeos mais completos e informativos) e lives (transmissões ao vivo).

Conhecer as redes sociais e suas principais ferramentas é importante para interagir com seus seguidores, descobrir tendências, chamar a atenção para seus produtos e atingir novos consumidores. Utilize também o storytelling: narrativas humanizadas a fim de gerar empatia e identificação. Além disso, a presença de ferramentas de acessibilidade promove outra forma de engajamento para pessoas com qualquer tipo de deficiência. Para que elas tenham acesso, o uso de legenda em produções audiovisuais e descrição nas fotos e vídeos é fundamental.

Conheça as redes sociais e suas principais ferramentas
Conheça as redes sociais e suas principais ferramentas | Foto: unsplash.com

Anúncios pagos

Além dos perfis em redes sociais, os anúncios pagos são alternativas para a divulgação de seus produtos e serviços. Os exemplos mais comuns para a utilização desses anúncios são  Facebook Ads e Google Ads, plataformas onde são feitos planejamentos estratégicos para propagar a marca e gerar mais visibilidade para a empresa. Hoje, existem muitos cursos sobre o assunto, como o Tráfego Pago e SEO da Escola do Marketing Digital. Ele inclui aprendizagem em empreendedorismo e fundamentos de SEO em mídias digitais para melhorar seu desempenho virtual.

Uso frequente das redes sociais

A periodicidade digital faz com que a marca permaneça relevante na Internet. Mantenha-se ativo nas redes sociais para estabelecer um nível maior de engajamento e utilize hashtags, menções, caixas de perguntas, votações e posts constantes. Saiba quais são os assuntos em alta e que fazem parte do seu nicho e, assim, aproveite esses tópicos para impulsionar seu perfil nas mídias digitais. Essa frequência nas redes demonstra que existe uma estratégia de marketing digital da marca para a captação de novos consumidores, além de manter a interação com a comunidade atual.

Fontes: