Como migrar do marketing tradicional para o marketing digital?

Atualmente existem diversas vertentes no ramo da publicidade e propaganda, como o marketing tradicional e o marketing digital. O marketing é uma filosofia de negócio que busca identificar e satisfazer as necessidades humanas e sociais, agregando valor aos produtos.

Essa ferramenta ajuda a analisar o mercado de uma maneira diferente e é utilizada desde a década de 1940. Já a vertente do digital surgiu recentemente e vem ganhando cada vez mais destaque e adeptos, principalmente pela sua eficiência nos dias atuais.

O marketing digital é a nova tendência de sucesso entre as empresas
O marketing digital é a nova tendência de sucesso entre as empresas | Foto: Unsplash

Marketing digital vs marketing tradicional

Com o surgimento do marketing digital, surgiu uma dúvida sobre a diferença dele para o marketing tradicional. Apesar de se tratar dos mesmos conceitos, cada vertente os aplica de uma maneira que se encaixa melhor no ambiente desejado.

O marketing tradicional utiliza técnicas offline para atingir o maior número de pessoas possível, sem intenção de influenciar um público-alvo. É comum observar essa estratégia nas grandes mídias, como comerciais de televisão, rádio, materiais impressos, entre outros.

Já o marketing digital é executado totalmente online e, além de vender o produto, cria relacionamentos e desenvolve uma identidade da marca, definindo um segmento específico para atingir.

Suas estratégias são mais aplicadas nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Google ads e Youtube ads. Por conta de suas diferenças, essas duas vertentes podem parecer inimigas. No entanto, elas se complementam e podem ser utilizadas de maneira simultânea.

Atualmente, por conta da grande importância da internet na vida das pessoas, é importante ter um enfoque maior no marketing digital, transformando-o em uma forte ferramenta da sua empresa. Para saber as 7 principais diferenças do marketing tradicional para o digital, clique aqui e confira nosso outro artigo!

A transição para o marketing digital requer conhecimento e análise
A transição para o marketing digital requer conhecimento e análise | Foto: Unsplash

Migração marketing tradicional para marketing digital

Algumas pessoas podem encontrar dúvidas de como trabalhar com marketing digital, principalmente pois nem sempre é fácil lidar com a internet e as redes sociais. Para te ajudar nessa transição migratória, trouxemos algumas dicas:

Vá com calma

Essa migração não ocorre de maneira simples e rápida, ela é gradual. Entenda que depois de anos acostumado a uma ideia é difícil entrar em um novo mundo e logo fazer sucesso. Erros são normais e tudo bem ocorrerem nessa fase inicial.

Monte um bom time

É importante ter ao seu redor pessoas que entendam desse assunto, assim a criação de conteúdos digitais será mais fácil e fluida. Sem contar que esses profissionais estarão sempre atualizados e prontos para criar novas estratégias.

Foque na experiência do usuário

O marketing digital preza pela criação de um relacionamento com o cliente. Para que isso aconteça é necessário que o consumidor tenha uma boa experiência nas plataformas da empresa, durante a compra, seja bem atendido, assim além de comprar o produto, a pessoa pode se fidelizar à sua marca.

Pesquise sobre os algoritmos

A internet funciona a base de algoritmos que decidem qual conteúdo é mais relevante e merece ficar em destaque. Ao conhecer como funcionam essas tecnologias fica mais fácil conseguir que sua empresa fique em evidência.

Adquira aparelhos de qualidade

Ninguém consegue bons resultados trabalhando em um computador travado e com uma internet super lenta, não é mesmo? Possuir os materiais adequados para trabalhar com internet é fundamental para um melhor funcionamento das estratégias. Não precisa ir atrás dos produtos mais caros, desde que eles funcionem bem já é o suficiente.

Invista em cursos

Ter conhecimento das técnicas do marketing digital é muito importante para se dar bem utilizando o mesmo. Investir em cursos que ensinem sobre essa vertente do marketing podem ser muito benéficos para o presente, além de ajudarem a colher ótimos frutos no futuro.

Escola do Marketing Digital

A Escola do Marketing Digital é uma ótima recomendação para aqueles que buscam migrar para essa plataforma e ficar mais por dentro do assunto. Eles possuem diversos cursos que ajudam tanto os iniciantes como as pessoas com um conhecimento mais avançado sobre o tema.

Essa empresa possui diversas especialidades como vendas online, influência digital, funil de vendas, mídias sociais, marketing de conteúdo, entre outros nichos que permitem a escolha adequada para a sua companhia.

Ao contratar um curso, você consegue acesso a uma comunidade exclusiva para conseguir fazer networking, aulas inéditas semanais, guias de ferramenta de trabalho, entre outros benefícios.

O marketing tradicional está ficando para trás. Se você quer ter uma empresa que se destaque no cenário atual e seja bem-sucedida, é necessário começar a investir mais no marketing digital. Acesse aqui e confira os cursos da Escola do Marketing Digital!