Blog x redes sociais qual escolher?

Há muitas formas de utilizar o marketing digital e a produção de conteúdo na Internet. Algumas plataformas disponíveis são os blogs e as redes sociais. Entenda mais sobre esses dois formatos,  saiba suas vantagens e desvantagens e como investir da melhor forma em ambos!

Confira como investir em criação de conteúdo para blog e redes sociais
Confira como investir em criação de conteúdo para blog e redes sociais | Foto: unsplash.com

De acordo com a pesquisa The Global State of Digital de 2020, mais de 4 bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizaram as redes sociais mensalmente. Além disso, uma média de 2 milhões de novos usuários ingressaram nas mídias digitais. Outra possibilidade de investir no marketing de conteúdo para sua empresa são os blogs, uma das principais alternativas de mídia para estratégias de marketing, de acordo com dados do Hubspot. Ainda tem dúvidas sobre qual escolher? Continue a leitura!

Redes sociais

O marketing nas redes sociais é feito por meio de canais de comunicação on-line. O objetivo é gerar compartilhamento e engajamento do conteúdo de uma empresa e promover a divulgação por meio de interações com os consumidores. As mídias sociais mais conhecidas são o Facebook, Instagram, YouTube e Twitter. Os stories ou transmissões ao vivo no Instagram são boas opções para marcar presença na rede.

Cada rede social apresenta diferentes recursos de postagem: no Instagram, por exemplo, a estética das imagens e dos vídeos importa bastante, pois é uma plataforma bastante visual. O foco principal ao produzir conteúdos para uma rede social é ter aumentar a audiência e, consequentemente, gerar novos leads para sua empresa.

As redes sociais auxiliam nas estratégias de marketing de conteúdo
As redes sociais auxiliam nas estratégias de marketing de conteúdo | Foto: unsplash.com

Blogs

Nos blogs, suas publicações podem mostrar conteúdos mais completos e densos em relação aos serviços disponibilizados. Oferecer informações e descrições dos produtos e serviços oferecidos pela marca é uma forma de estabelecer uma relação com o cliente. Assim, é possível “conversar” sobre as necessidades do público-alvo e oferecer soluções por meio de artigos.

Os blogs podem ser personalizados e oferecerem um visual agradável, tanto para o anunciante quanto para os visitantes. Assim, você consegue priorizar a identidade da sua marca. As postagens do seu blog ajudam a divulgar seu negócio para qualquer pessoa que esteja interessada no nicho que você trabalha. Dessa forma, várias curiosidades e temas relacionados ao segmento em que você atua são pertinentes.

É possível unir os dois?

Como cada canal de comunicação possui uma estratégia diferente para a produção de conteúdo, o mais indicado seria criar um blog e também perfis nas redes sociais. Assim, as táticas de marketing de conteúdo serão complementares.

As redes sociais possuem um alcance de divulgação maior, são como uma “extensão” para o conteúdo dos blogs e buscam interação diretamente com o público-alvo. Enquanto isso, o blog é o espaço de exposição, utilidade e informação sobre a marca e os serviços disponibilizados, o que pode gerar mais credibilidade e impulsionar o consumo dos clientes. Juntos, formam uma dupla infalível para o marketing digital do seu negócio!

Fontes: