Abaixo a Rejeição! 6 Dicas para Reduzir o Unsubscribe de seus Envios

É impossível fazer campanhas de e-mail marketing sem receber algum unsubscribe de vez em quando. O problema é quando isso acontece com muita frequência. Em média, qualquer número acima de 0,1% já deve preocupar você. Veja como evitar isso em 6 dicas práticas:

1. Frequência. Possivelmente, a causa principal da rejeição. Evite o exagero no envio de e-mails. Não há uma regra específica, mas se você não trabalha com e-commerce – o que até justificaria uma frequência de envio elevada – qualquer coisa acima de um envio semanal pode ser demais. Tente concentrar mais conteúdos em menos envios ou então pense em segmentar.

2. Segmentação. Analise o conteúdo de suas peças e veja se você não poderia fazer uma segmentação das informações. Uma boa alternativa é começar separando possíveis clientes de clientes.

3. Relevância. Sim, o objetivo principal do e-mail marketing é gerar resultados para sua empresa, mas isso não significa restringir sua comunicação a forçar a venda. Procure, ao invés disso, cativar seu público com aquilo que lhe interessa. Descubra hábitos, hobbies e paixões das pessoas e explore esse universo.

4. Layout. Uma das marcas dos e-mails tipo spam é que eles parecem spam. Por isso, evite o uso excessivo de imagens, não use clichês como “imperdível”, “só hoje”, “promoção única”. Também evite cores demais em uma mesma peça, trabalhe com alinhamento preciso e não encha a peça com informações demais.

5. Compra de listas. Nunca, jamais, de maneira alguma compre listas de e-mails, muito menos faça envios para elas. É muito mais lento construir sua base do jeito certo – obtendo permissão – mas os resultados são incomparáveis.

6. Plataforma. A escolha de um bom sistema de envio de e-mails traz diversos benefícios, inclusive limpeza automática de sua lista. Por isso, escolha plataformas conceituadas.