5 estratégias de SEO para iniciantes

SEO é uma estratégia de otimização para sites de busca e pode aumentar a posição da sua página on-line nesses resultados, melhorando seu posicionamento de maneira orgânica por meio de uma série de técnicas. Essa é uma das principais formas de obter engajamento com marketing digital e com a criação de conteúdo on-line, já que 84% dos usuários Google realizam três ou mais pesquisas diárias na plataforma, segundo a empresa Moz. Pensando nisso, separamos cinco estratégias de SEO para iniciantes aplicarem em seus materiais virtuais. Confira!

Saiba cinco estratégias de SEO para iniciantes
Saiba cinco estratégias de SEO para iniciantes | Foto: unsplash.com

Uso das palavras-chave

Para melhorar o seu ranqueamento nas páginas iniciais de uma busca, as palavras-chave são uma das principais estratégias de SEO. Elas são, em geral, termos que o usuário vai adicionar na barra de busca do site. Por isso, é preciso definir quais serão os principais que se relacionam ao seu negócio e, principalmente, com cada postagem feita na Internet. Pense no que pode interessar ao seu cliente e quais são as buscas mais realizadas atualmente. Veja também algum assunto que não apresente tanto material on-line e invista em algo do tipo.

Além de colocá-las no texto, inseri-las no título, nos subtítulos, na meta-descrição e nos parágrafos iniciais e finais do artigo é muito importante. Isso reforça o tema principal do seu conteúdo para os motores de buscas, enfatizando o principal assunto e que esse é exatamente o tipo de conteúdo que os usuários procuram. Busque adicionar sinônimos das suas palavras-chave, isso torna a experiência do leitor mais agradável e fluída.

Produção de conteúdo

Busque quais são os temas mais relevantes para você produzir conteúdo e relacione-os ao seu trabalho on-line. Faça uma pesquisa interessante sobre aquela pauta e torne seu material com mais qualidade, tenha profundidade nas suas publicações, não copie conteúdos de outras páginas, personalize de forma única seus textos e torne seu produto relevante para os usuários. Invista no apelo da plataforma e prenda o consumidor até o final, seja com a escrita ou algo visual nas plataformas de vídeo como o YouTube.

Produza conteúdo relevante em sites e outras plataformas digitais
Produza conteúdo relevante em sites e outras plataformas digitais  | Foto: unsplash.com

Inclusão de links

Com a inclusão dos links externos no seu conteúdo, há possibilidade dele ser inserido em um link externo de outro conteúdo. Algumas abas de busca passaram a valorizar páginas que contêm links externos. Isso pois, se uma matéria possui mais de um link agregado ao seu conteúdo, ela pode oferecer mais bagagem sobre um determinado tema.

Quando for utilizar os links de direcionamento a outras páginas, as chamadas de ação também ajudam no desempenho do material. Frases como: “saiba mais sobre SEO clicando aqui” ajudam a indicar do que se trata o link dentro do artigo.

Tamanho da URL

As URLs curtas ajudam a especificar o intuito da matéria. Isso pois, o Google prioriza a URL que é mais clara em relação ao seu conteúdo, com a palavra-chave principal do seu artigo dentro deste link, tornando o conteúdo mais relevante para aquele tema específico. Essa é uma forma de priorizar a URL que tenha objetividade.

Revisão de conteúdo

Revisão de conteúdo e correção de erros gramaticais ou ortográficos são estratégias SEO que ajudam a identificar um material que tenha sido escrito com qualidade. Na verdade, as ferramentas de busca “sabem” quando uma página apresenta erros com frequência e evita colocá-la no seu posicionamento inicial. Essa é uma técnica SEO que garante otimização do conteúdo on-line.

Referências: