5 erros que podem destruir a sua conta no Instagram

Uma das redes sociais mais influentes no mundo é o Instagram. No Brasil, o potencial de alcance em publicidade na plataforma é o terceiro maior no mundo, conforme o relatório “Digital 2020”, realizado pela We are Social em parceria com a Hootsuite. Sua taxa de engajamento é de 1,60% por postagem, bem maior que a do Facebook, que é de 0,09%, segundo estudo realizado pela Rival IQ. Seu poder de persuasão é muito grande, suas possibilidades de influência são bem fortes e os deslizes em uma conta comercial podem ser desastrosos.

Saiba cinco erros que podem comprometer sua conta comercial no Instagram
Saiba cinco erros que podem comprometer sua conta comercial no Instagram | Foto: unsplash.com

A seguir, listamos cinco erros no Instagram que podem ser irremediáveis para sua estratégia de marketing digital e ainda prejudicar seu negócio on-line. Confira!

Comprar seguidores no Instagram

Comprar seguidores no Instagram é o primeiro erro muito comum e que pode complicar sua publicidade na rede. Essa é uma forma de retirar a credibilidade do seu perfil, fazer com que ele perca relevância nas recomendações e diminuir drasticamente o engajamento entre usuários. Pois, com a compra de perfis fakes ou bots, a média de interação será baixa em suas publicações por não ser uma comunidade real e tangível que esteja presente.

Aliás, quem faz uso de robôs automatizados para seguir sua conta no Instagram está infringindo uma condição dos termos de uso da rede social. Isso pode acarretar consequências se o algoritmo da plataforma descobrir essa violação. Ele pode penalizar o perfil em questão, chegando até mesmo a excluir a conta da plataforma.

Não usar o Instagram Ads

Os anúncios no Instagram são fundamentais para aumentar o engajamento da sua página e recomendar o perfil para novos leads. Sem essa funcionalidade, sua conta pode perder engajamento na rede e sofrer com baixas na relevância que teria por ser recomendada para outros usuários. Esse é um erro que não afeta de forma radical o seu negócio, mas, com o investimento em Instagram Ads, as buscas pela sua marca seriam maiores.

O Instagram Ads auxilia no engajamento da sua empresa
O Instagram Ads auxilia no engajamento da sua empresa | Foto: unsplash.com

Falta de hashtags

As hashtags já são ferramentas essenciais para a publicidade de um perfil comercial e o impulsionamento de suas postagens na plataforma. Com elas, novos seguidores poderão encontrar os seus posts, já que eles fazem parte do assunto pesquisado. Entretanto, tome cuidado com o excesso: o uso errado dessa ferramenta também pode retirar a originalidade das imagens e direcioná-las para outros temas.

Falta de planejamento

A falta de estratégias e planejamento para um perfil comercial no Instagram pode prejudicar sua marca. Para investir em uma conta para o seu negócio, é preciso criar conteúdos de qualidade e organizar a data e ordem das publicações. Sem essa estrutura, os materiais que forem postados na rede social podem ficar “bagunçados” e sem apelo visual para atrair novos seguidores. Ou seja, ter um cronograma para postagens é essencial.

Mensagens automáticas

Por fim, as mensagens automáticas no Instagram são um erro por soarem superficiais aos seus consumidores e não oferecerem profundidade na relação entre seguidor e perfil comercial. Os bots usados para espalhar mensagens já programadas dificultam a troca honesta e orgânica que a conta teria com potenciais. Ainda, essa é outra violação de contrato com as condições de uso da plataforma, que pode “entender” suas mensagens como spam e penalizar com um bloqueio ou desativamento do seu perfil.

Referências: