5 Dicas Para Criar Ótimas Landing Pages Para Seu Negócio

Criar landing pages pode ser desafiador devido a tanta coisa que temos que pensar: público-alvo, chamada para ação, elementos gráficos, identidade visual, entre tantos outros.

Porém, não ter uma landing page dedicada para produtos novos, eventos que sua empresa esteja promovendo ou teaser de grandes novidades, é o mesmo que perder muitas oportunidades de alcançar um público maior.

Por isso, vamos abordar 5 dicas que irão facilitar sua vida e te ajudarão a criar as melhores landing pages para seu negócio.

1- O título é tudo

Uma Landing Page costuma ter um tempo de acesso bem baixo devido à sua natureza. O usuário que estiver visitando a LP vai bater o olho e analisar o título, mas se não for o que ele precisa ou está procurando… Vish; muito provavelmente ele sairá da página sem nem ao menos ler sua chamada para ação.

Por isso, tenha em mente qual é o principal benefício para o visitante que chega em sua landing page: é a oferta de uma solução, a busca por uma promoção, evento com inscrição em tempo limitado, etc.? Demonstre isso de cara, desde o título e faça o usuário acreditar que sua solução é útil.

Crie também subtítulos grandes que resumem brevemente as vantagens oferecidas pelo seu título, como “50% de desconto”, “somente para os 100 primeiros”, “vagas limitadas”, etc.

2- Uma imagem vale mais que mil palavras

Para conteúdo esta frase é bastante relativa; agora, quando se trata de criar landing pages, ela é absoluta. Por isso, não deixe suas landing pages com somente recurso escrito; encontre imagens que combinem com o título, despertem o interesse dos visitantes e reforcem sua chamada para ação.

As imagens servem principalmente para preencher espaços vazios e não deixar muito texto acumulado, o que é visivelmente incômodo. Por isso, tenha isto em mente quando for posicionar a imagem na sua composição.

3- Utilize as cores com sabedoria

Quando queremos promover um projeto linkado à nossa empresa, é normal que queiramos usar a paleta de cores da nossa marca. Afinal, uma landing page também é uma forma de reforçar a identidade visual da nossa marca.

Porém, uma landing page serve muitas vezes para promover um produto novo, um projeto diferente, algo que sai do normal… Assim, podendo sofrer mudanças e destoar das cores clássicas da marca.

Especialmente porque, dependendo do seu ramo, talvez a paleta de cores da identidade visual da sua marca seja opaca ou não tão chamativa. No entanto, em uma landing page, principalmente na chamada para ação, queremos ser incisivos e adicionar contraste de cores para chamar a atenção e usar e abusar da psicologia das cores; guiando o usuário visitante a identificar onde está nossa call-to-action e ser instigado a segui-la.

Reflita quais as sensações que você quer passar em sua landing page e pesquise pela psicologia das cores, escolhendo com sabedoria a paleta que irá aplicar. Por fim, não hesite em mudar a paleta de cores em relação à da sua marca; o foco é a conversão.

4- Destaque a Chamada Para Ação e crie uma descrição

Em geral, a sua chamada para ação será colocada em um botão para que o visitante da LP intuitivamente clique nela e seja direcionado para uma página que o permita colher o benefício/vantagem mencionado no título da página.

Para que seu leitor não se perca e consiga identificar a CTA rapidinho, aplique os seguintes conceitos:

Encapsulamento: um layout ou elementos gráficos que movem o foco para um setor específico da imagem, parecido com um holofote. Este é um conceito de design que deve estar presente em todas as LPs, sem exceção.

Indicadores: setas (imagens, ícones, artes, etc.)  e termos (palavras) em destaque que guiam a leitura como, “ABAIXO”, “ACIMA”, “A SEGUIR”, etc.

5- Passe senso de urgência

O ser humano adora obter vantagens. Por isso, se você conseguir passar um senso real de escassez (limite de oportunidade), o leitor se auto-pressionará a obter, o quanto antes, a tal vantagem.

Algumas das melhores formas de fazer isso são os countdowns de promoções; temporizadores que indicam o intervalo no qual a promoção estará valendo.

Outros elementos da sua LP também podem causar esta sensação. Por exemplo, se sua solução oferecer uma maneira de aumentar a lucratividade do leitor. Assim, toda vez que ler “aumente a lucratividade”, “ganhe mais”, “escale o ROI”, entre outras formas de dizer isso, o fato da pessoa por trás do computador estar precisando aumentar a renda gerará um senso de urgência nela, pois quanto mais rápido adquirir, mais rápido se beneficiará.

Por isso, quanto mais vezes você conseguir tocar o leitor com o benefício que sua LP está promovendo, mais instigado a seguir sua CTA ele ficará.

No entanto, você deve evitar criar LPs longas demais, que não fazem sentido, ou que sejam repetitivas e cansativas. O ideal é tocar na necessidade do leitor de maneira relevante; para isso, após um bloco que detalhe como sua solução funciona e explique sobre seu produto/projeto/evento, utilize frases sensíveis e atrativas mencionando novamente o principal benefício, mas em uma frase diferente para não ficar repetitivo.

Aumente sua conversão

Criar uma landing page pode ser difícil também pela necessidade de entender sobre programação e design para desenvolver uma página a fundo. Por isso, é mais vantajoso buscar por templates otimizados, que facilitarão o seu trabalho.

Tenha sua call-to-action bem definida antes de começar a idealizar uma LP e lembre-se sempre de direcionar suas estratégias diretamente ao perfil do seu público-alvo.