Como usar as hashtags corretamente a favor da sua marca

Não importa se você as ama ou odeia: as hashtags não parecem ir embora tão cedo. Originalmente criadas para organizar tweets em categorias ou temas, hoje elas são capazes de ajudar (e muito) nos seus objetivos de marketing, quando usadas corretamente.

1. Senso de comunidade
A hashtag certa vai trazer engajamento e identificação de várias pessoas, não importa o objetivo dela. Não apenas o criador da hashtag pode interagir com os fãs ou seguidores, mas os próprios seguidores podem interagir uns com os outros – compartilhando histórias, dando dicas e opiniões.

2. Live Chats e FAQ
Os live chats do Twitter são uma das melhores oportunidades para usar hashtags, uma vez que todo mundo que a seguir estará aberto para participar e interagir. Dependendo de como a hashtag for usada (e da popularidade), ela pode aparecer na lista dos Trending Topics do Twitter, incentivando os usuários a dar uma olhada e, eventualmente, também participar. O ideal é que a sua marca gere antecipação e expectativa mandando e-mail à sua lista de dados e avisando nos canais da marca sobre o live chat antes que ele aconteça.

3. Cresça no negócio local
Mesmo os negócios totalmente online não deveriam ignorar o SEO local. Experimente procurar por hashtags específicas no Twitter, como o nome da sua cidade ou do estado para ver o que as pessoas dessa área estão falando. Elas podem estar dando suas impressões sobre algum restaurante novo ou pedindo dicas de coisas para fazer no fim de semana. Dependendo de qual for o seu negócio, você pode entrar na conversa.

4. Aumente o alcance através de múltiplas plataformas
Programas de gerenciamento de redes sociais, como o Tweetdeck e o Hootsuite, permitem que você sincronize seus posts (e hashtags) com diferentes plataformas. Então, se você postar no Twitter uma promoção por tempo limitado, por exemplo, e quiser que os seguidores no Facebook, Instagram, Pinterest e Google+ também saibam dela, você pode usar a hashtag para juntar as pessoas de todas essas plataformas, uma vez que as hashtags existem em todos esses canais.

5. Utilize hashtags populares
É totalmente aceitável usar hashtags já consolidadas nas redes, principalmente quando têm a ver com consumo, feriados e eventos específicos (Ex: #blackfriday). Você também pode usar mais de uma hashtag no seu post, como #descontosblackfriday e #ofertadodia para incentivar seus seguidores a dar uma olhada na sua oferta.

6. Compartilhe dicas e estudos de caso
Hashtags também são perfeitas para destacar grandes ideias, sugestões e até algumas pessoas. Se alguém conseguiu um grande feito usando seu produto ou serviço, é o tipo de história que a sua marca vai querer compartilhar. Os usuários no Twitter e Facebook gostam da atenção que o feedback deles traz. Por isso, compartilhar a história deles é uma ótima maneira de mostrar que você está escutando.

Lembre-se que, quando for escolher uma hashtag, a sua escolha precisa ser apenas uma palavra ou palavras todas juntas. “#DescontosBlackFriday” funciona, mas “#Descontos Black Friday” não. Também preste atenção se você não está usando hashtags demais em situações onde elas #não #fazem #sentido.

Saiba mais sobre as redes sociais acessando o nosso Curso Essencial em Redes Sociais, ministrado pelo Prof. Cláudia Palma.

Desenvolva a presença de sua empresa nas redes sociais, com foco em engajamento e fidelização